segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Brincadeiras para não ficar parado

1
 
Hoje em dia temos muitas opções de entretenimento, dentre elas: o computador, a televisão, o celular e os jogos. É muito bom que isso tenha se popularizado, mas o problema é como usamos essa tecnologia... vemos jovens e crianças horas sentados interagindo com esses eletros/eletrônicos que pode causar sérios danos a saúde.

Brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças, é através da brincadeira que elas aprendem mais sobre si, onde ampliam seus conhecimentos, conversam com adultos e outras crianças, exploram objetos, aprende o que são regras e a respeitá-las, e o mais importante desenvolve a socialização do grupo, aprende que é fundamental a integração de todos, assim crescem pessoas sem preconceito, e preparadas para trabalhos em grupo. Com as brincadeiras, as crianças aprendem a respeitar o próximo, é a partir deste momento que ele percebe a presença do outro.


Então a sugestão de hoje é fazer uma gincana, peça para o seu filho chamar em média 4 amigos para realizar a brincadeira, rendendo uma tarde inteira de pura diversão. vejamos algumas etapas de brincadeira:

Devida desde o inicio dois grupos para brincarem juntos a gincana inteira. E terão as seguintes provas:

1 -  A corrida de saco: basta pegar um saco grande para cada criança e colocar um ponto de partida e o final, quem chegar primeiro ganha. o grupo vencedor fica com um ponto.

2 - Carrinho de mão: separe as crianças em pares e posicione elas atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apóia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e outro com as mãos. Quem cair volta a posição de largada. Vence quem chegar a linha de chegada primeiro

3- Rouba Bandeira ou Resgatei: Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua bandeirinha(ou qualquer outro objeto). No fundo de cada campo, coloque a bandeira do time. O objetivo é roubar a bandeira do adversário e trazer ela para o seu campo vencendo o jogo, mas se for tocado  por alguém do outro time no campo dele o jogador fica congelado e só pode se libertar se outro jogador do seu time o salvar tocando nele. O resgatei funcionam da mesma forma só que ao invés da bandeirinha seria um refém  para ser salvo.

4- Dança das cadeiras, Danças das cadeiras cooperativas e Dança das cadeiras alternativas: faz-se uma roda de cadeiras e uma de pessoas, sendo o numero de pessoas maior que o de cadeiras. Toca-se uma música animada. Quando a música parar todos devem sentar em uma cadeira, quem não conseguir sentar será eliminado e uma cadeira também sai do circulo. Ganha quem sentar na ultima cadeira. Já a dança das cadeiras cooperativa, não se elimina os participantes, só as cadeiras, ou seja, a cada rodada é tirada uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas e etc... nesse jogo não há ganhadores.  E a dança das cadeiras alternativa a diferença é só colocar bexigas sobre as cadeiras e vendar os participantes, colando uma musica animada, quando a musica parar eles deverão procurar uma cadeira, sendo guiados pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar será eliminado o jogo continua ate ter um campeão.

5 - Caça ao Tesouro: Se você tiver espaço no quintal ou no jardim, esconda objetos e vá soltando pistas para crianças encontrá-los.  Na falta de um quintal espaçoso, use os cômodos da casa para a brincadeira, tomando cuidado com a mobília e com objetos que se quebram facilmente.

O grupo que fizer maior números de vitorias vence a gincana, e vale apena da um premio para os vencedores. Os objetivos da brincadeira: da mobilidade as crianças, diversão e saber perder que é de fundamental importância para um bom desenvolvimento da criança.


Fontes: Mabilee e Portal Sementinhas Kids 

1 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Natali,
adorei o blog e a postagem. Essas brincadeiras de criança são realmente muito boas para a monbilidade além de divertidas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Postar um comentário