sábado, 28 de abril de 2012


Crianças rebeldes, como lidar?

4
Eliminar as más tendências não é nada facil. Mas com duas medidas de amor, duas de pasciência, duas de preseverança e uma de carinho conseguimos achar uma solução para esse tipo de problema.

Há aqueles filhos simpáticos, pacíficos e obedientes, surgem também aqueles outros que, desde a primeira infância, já começam a provocar peocupações, irritações, tenções emocionais, aborrecimentos, angústias e canseiras fisícas e psíquicas, por apresentarem um temperamento forte de rebeldia e desobediência. É de fato uma árdua missão de educar os seus sentimentos complexos e confusos no caminho do bem.

A primeira atitude construtiva dos pais, ante os filhos problemáticos, é desenvolver em si mesmos a sublime compreensão, para não se deixarem dominar pela revolta e amargura, julgando que são infelizes e perseguidos pela má sorte.

Santo Agostinho retrada com emoção o drama de mãe e filho.

"Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos
paga com a ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e que vo-la deu."

Teremos sempre os filhos que precisamos e merecemos, dentro dos estatutos da justiça divina. Se tens filhos insuportáveis e nos julgamos fracos para superarmos tantos atritos no coração, ao invés de desespero e nervosismo e pessimismo, é hora de compreendermos que Deus está nos dando a oportunidade abençoada de realizarmos nossos deveres educativos, embora espinhosos, sem abondonarmos a fé, o amor, a paciência, o perdão incondicional e a compaixão verdadeira entre eles. Quanto maiores forem as dificuldades suportadas com abnegação e humildade, maior será também o mérito do pai e da mãe, perante Deus.

Juntos a eles muito valerá prosseguir sofrendo, mas educando; chorando, mas abençoando; suportar espinhos de inconpreensão, mas dando rosas perfumadas de carinho; experimentar ingratidão, mas continuar amparando; pois o único meio de vencer o mal é preservar nas tarefas de amor, apesar de todas as contrariedades no lar. Empreenda esforços fazendo com que eles assimilem alimentos espirituais que iluminem a inteligência e o coração: o amor a Deus, o pão da bondade, a régua da disciplina, a energia da ordem, a luz do diálogo amigo, a esponja do perdão permanente, o incentivo ao trabalho construtivo, a eficácia da obediêncai e adiginidade do respeito a proximo.

Fontes: Educadores do coração

4 comentários:

Linda Litig Torres Oliveira disse...

Olá amiga, sou do Blogueiras Unidas e estou em atraso com você e outras Blogueiras, me perdoe. Estou lhe seguindo e em breve voltarei para ver todo o seu cantinho, todos os detalhes tá? Bjs no coração!!!

Vivian Torres disse...

Rebeldia é tenso hein amiga??

Minha flor, to precisando tanto da sua ajuda!
Tem como você se inscrever no meu canal?
http://www.youtube.com/user/ViviancomN
E se ainda não segue meu blog por favor me segue?
http://viviancomn.blogspot.com.br/
E se não for pedir muito curte a Fan Page do blog?
http://www.facebook.com/pages/Vivian-Com-N/362146440498640
Tô precisando mesmo da sua ajuda!
Espero você lá hein?
Beeeeeeeeeijos Flor!

Toninha Borges disse...

UMA SEMANA ABENÇOADA.
BJUS.

Gira sol artes disse...

OIIII QUERIDA TIREI HJ PRA FAZER VISITA E SEGUIR OS BLOG DO ACHEI BLOG....
SEU BLOG E MUITO LINDO TO APAIXONADA JA SOU SUA SEGUIDORA . E QUANDO PUDER PASSA LA NO MEU TAMBEM TA ACONTECENDO UM SORTEIO LA
BJS E SECESSO PRA VC.

http://solangearaujoramos.blogspot.com.br/2012/04/1-sorteiooooooooo-do-gira-sol-artes.html

Postar um comentário